Slash está de volta e com a guitarra nas mãos


Entrevista

por Diana Garrido
17.06.2010


"Olá, como estás?" O cumprimento de Slash chega numa voz surpreendentemente fresca e clara, sem vestígios de tabaco, nada rock'n'roll.



Do outro lado da linha, o eterno ex-guitarrista dos Guns'n'Roses (que atuam na Europa com a formação atual, liderada por Axl Rose) espera uma reação que sai de repente, num estilo adolescente: "Bem, e tu? Antes de começarmos queria só dizer-te que sou uma grande, grande fã." Assunto arrumado e nervoso miudinho para trás das costas. Slash agradece e aguarda as perguntas do costume.

Aos 44 anos, Saul "Slash" Hudson lança o primeiro álbum em nome próprio. É um projeto a solo com colaborações de músicos como Iggy Pop, Ozzy Osbourne, Fergie, Chris Cornell, entre muitos outros. "Durante anos tive participações especiais em álbuns de outras pessoas e pensei que seria bom, para variar, ter pessoas a tocarem no meu álbum."

Slash entrou no projeto sem editora nem distribuidora, numa espécie de grito do Ipiranga: "É fixe poder fazer e dirigir as coisas como eu acho que devem ser feitas, sem ter de as discutir com ninguém, sabes?"

As músicas foram compostas pelo guitarrista e depois distribuídas pelos intérpretes: "Quando escrevia uma música pensava que estilo vocal se adaptaria a ela e quem a deveria interpretar. Depois mostrava a demo ao cantor, que escreveria a letra que quisesse."

Por muito interessante e atual que seja o lançamento do álbum solo de Slash, é impossível não levantar questões sobre os Guns'n'Roses, banda da qual o guitarrista garante não sentir falta: "Não tenho saudades, foi há muito tempo e não penso nas coisas dessa forma. Tenho boas recordações desses tempos, ou melhor, penso nas coisas boas. Obviamente que também há más memórias, mas não vejo interesse em pensar nisso."

E voltou a falar com Axl depois da separação da banda?

"Não. E não queria que esta entrevista fosse sobre os Guns'n' Roses."

Antes que Slash decidisse acabar a conversa, atiramos com a pergunta amiga do ego:
Segundo a revista "Time", é o segundo melhor guitarrista do mundo, com Jimi Hendrix em primeiro lugar. Como se sentiu quando soube?

"Foi muito lisonjeiro, mas ao mesmo tempo fiquei assustado, porque havia muitos guitarristas fabulosos a seguir a mim e eu não me tenho em tão grande consideração, comparado com eles. Para mim é difícil acreditar nisso."

Slash começou a tocar guitarra aos 14 anos, graças à avó: "Tínhamos uma guitarra lá em casa, fechada num armário, à qual eu nunca tinha prestado atenção, até que um dia a minha avó decidiu oferecer-me e aí comecei a aprender."

O guitarrista é, literalmente, um Guitar Hero, do jogo de vídeo. Mas pegar na guitarra de plástico e entrar na competição é outra conversa: "Eu costumava jogar e era bom, mas confesso que nunca experimentei o meu próprio jogo. É esquisito tocar e ver-me ao mesmo tempo."
http://www.ionline.pt/