A foto do dia




O homem que se fotografa todos os dias


por Rosa Ramos
25.7. 2009




Há nove anos que Noah Kalina cumpre o mesmo ritual diário

O ritual cumpre-se todos os dias. Noah Kalina alimenta, há nove anos, um estranho passatempo: fotografa o rosto, sempre na mesma posição, uma vez por dia. Resultado: um álbum com quase 3500 imagens publicado na internet.

Para muitos, a ideia pode parecer bizarra, mas para Noah, de 27 anos, trata-se de "um projecto em permanente construção". E tem-lhe rendido fama um pouco por todo o mundo.

Prova disso é o número de visualizações do vídeo do Youtube, que reúne todas as fotografias obtidas desde o início do projecto, a 11 de Janeiro de 2000, até 31 de Julho de 2006.

A compilação de 2356 retratos já foi vista mais de 13 milhões de vezes. Entretanto, Noah conseguiu juntar 2500 fãs no Myspace. E até teve direito a uma paródia feita pelos criadores dos Simpsons, chamada "Homer every day".

Apesar do estatuto de estrela, Noah Kalina é só um jovem de 27 anos, fotógrafo, que vive em Brooklin, Nova Iorque. A ideia de se fotografar surgiu aos 19 anos. Nove anos depois, são muitas as mudanças no seu rosto.

O olhar meigo e jovial do início do projecto passou à história. Agora deixou crescer a barba e o cabelo desgrenhado é como uma imagem de marca. Isso e o olhar cansado. Afinal tirar tantas fotografias deve ser cansativo.

Nestes nove anos, Noah Kalima tirou um curso de Fotografia na Escola de Artes Visuais de Nova Iorque. O seu extenso portfólio inclui retratos em que se faz acompanhar de várias celebridades de Hollywood. O projecto "Noah K. everyday" deu-lhe o empurrão necessário para se afirmar profissionalmente.

Todos os primeiros dias de cada mês, Noah introduz no site www.everyday.noahkalina.com um novo álbum de retratos, tirados durante o mês anterior. "Com o aparecimento da fotografia digital percebi que estavam reunidas as condições para levar a cabo um projecto longo como este, de forma simples e rápida", justifica ao i.

O mais extraordinário é que o jovem se propõe cumprir este ritual até ao final dos seus dias. "Vou tirar uma fotografia hoje, outra amanhã, e assim sucessivamente, até ao final dos meus dias", garante.

Quando o projecto fizer dez anos, em 2010, quer lançar a segunda parte do popular vídeo do youtube (Noah takes a photo of himself every day for 6 years), que reúne todas as fotografias dos primeiros seis anos de projecto. "Depois disso, farei uma nova compilação de cinco em cinco anos", promete.

Só falhou 27 dias Apesar do empenho, Noah não seguiu sempre à risca o ritual. Desde 11 de Janeiro de 2000, falhou um total de 22 retratos. "E outros cinco, de forma involuntária, por causa de uma avaria no disco rígido do computador", conta.

Noah confessa que no início não acreditava que fosse possível fazer um auto-retrato todos os dias. "Por vezes esquecia-me ou ia para fora sem levar a máquina fotográfica."

Mas, pouco tempo depois, e muito por culpa do sucesso alcançado, a responsabilidade aumentou. "Tornou-se uma coisa séria. E transformou-se num gesto rotineiro e natural." De tal forma que nestes três anos não falhou nenhum dia.
A particularidade das fotografias é que Noah nunca sorri, embora garanta ser "bastante feliz". "Só não sorrio neste projecto. É como que uma forma de autodomínio", explica.

Sempre sem flash
No começo do projecto usava uma máquina fotográfica Sony - DSR-PC100. Depois substituiu-a por uma Finecam Sl 330R. E nunca usa flash. Geralmente as fotografias são tiradas em casa, mas anda sempre com a máquina atrás. "Agora fotografo-me onde quer que esteja", assegura.

A um ano de completar dez anos de projecto, Noah garante que o seu trabalho vai além do Noah K. everyday. "Sou fotógrafo freelancer, faço retratos e fotografo interiores", conta. Trabalhos que estão publicados na internet, em www.noahkalina.com. Apesar do portfólio amplo, Noah sabe que vai ficar sempre rotulado como o "tipo que se fotografa, compulsivamente, todos os dias".

Lista de celebridades
Noah foi convidado por um programa de televisão a desenvolver um outro projecto, em Los Angeles. O conceito é simples: o fotógrafo aborda estrelas nos bastidores de Hollywood e pede para posar com elas.

Graças ao convite, já esteve ao lado de celebridades da alta sociedade como Paris Hilton, a cantora Fergie ou o actor David Hasselhof, protagonista das séries de televisão de sucesso em Portugal "O Justiceiro" e "Marés vivas".

"Foi mais difícil fazer o meu ar sério, porque tinha mais distracções à volta do que aquilo a que estava habituado nos auto-retratos", confessa. Noah é, aliás, um solitário por natureza. A sua vida desenvolve-se sobretudo na internet. É solteiro e não pensa ter filhos. No Myspace revela que se interessa por "arte, cinema, darkness, dormir, pássaros, humor sobre política e religião, pasta de dentes e uso pesado de drogas".
http://www.ionline.pt/