Kubrick inacabado


Instalação de Jane e Louise Wilson recupera filme de Kubrick

09.01.2009


"Aryan Papers" é o nome do filme que Stanley Kubrick nunca chegou a fazer, apesar de ter trabalhado longamente nele. Parte dessa pesquisa foi agora recuperada pelas artistas plásticas Jane e Louise Wilson, numa instalação que poderá ser vista no British Film Institute, Londres, entre 13 de Fevereiro e 19 de Abril.

As duas gémeas foram convidadas a explorar os arquivos Kubrick, na University of the Arts de Londres, e o que as fascinou mais do que tudo foi esse trabalho iniciado mas nunca concluído.

"Aryan Papers" adaptaria o romance "Wartime Lies", de Louis Begley (1991), história, passada no gueto de Varsóvia, de um rapaz judeu cuja identidade a tia esconde, fazendo-o passar por católico.

"Sentimo-nos como crianças numa loja de doces, há tanto [nos arquivos] que podíamos facilmente passar lá dias, é incrível", disse Louise ao "Guardian".

Mas no meio de tanto material, optaram não por um dos filmes conhecidos por Kubrick mas por esse projecto que o realizador acabou por abandonar.
As irmãs encontraram imagens filmadas por Kubrick da actriz holandesa Johanna ter Steege, com diferentes roupas, luzes, ângulos.

A instalação que conceberam cruza essas imagens com as que elas próprias fizeram posteriormente com Ter Steege, que o realizador escolhera para o papel de Tânia, uma judia polaca que tenta salvar a família dos nazis. Ter Steege recria para as Wilson os momentos dos ensaios com o guarda-roupa que fizera para Kubrick.

"É uma história amarga-doce", explica Louise. "O filme teria sido uma coisa extraordinária para ela. Foi memorável ter conhecido Kubrick e ter trabalhado com ele. Ela teve que manter segredo durante oito meses. Foi, obviamente, um enorme golpe o filme nunca ter acontecido".

E porque é que nunca aconteceu? Segundo o "Guardian", uma das razões pode ter sido o facto de "A Lista de Schindler", de Steven Spielberg, ter estreado em 1993, esvaziando o que seria outra história sobre o Holocausto.

A pesquisa das irmãs Wilson levou-as a admitir outra hipótese, que Louise conta: "Tendo falado com Johanna, percebemos que ele começou a ficar muito deprimido. Mergulhou tão fundo neste projecto que julgo que terá ficado muito perturbado".