"Terminar amizade é mais difícil que largar namorado"

Um estudo recente da Universidade de Manchester. Inglaterra, concluiu que é mais fácil terminar um relacionamento romântico do que uma amizade.

Segundo a pesquisa, terminar uma amizade gera muito mais culpa. Por isso, mesmo que a convivência com o amigo ou amiga tenha deixado de ser interessante, as pessoas preferem "arrastar" a relação ou passam a evitar o amigo até afastá-lo, em vez de ter uma conversa franca.

"Existe um sentido de 'dever' (com o amigo) do qual é difícil sair", disse ao jornal britânico "Telegraph" a professora Carol Smart, que dirigiu a pesquisa.

"A ética da amizade é forte, o que torna difícil terminar a relação, mesmo que ela tenha deixado de ser prazerosa, pois nos sentimos terrivelmente culpados por isso".

Amizades se arrastam porque falta coragem para terminar a relação
Quem é dispensado de uma amizade sofre com o sentimento de traição e vê aumentar os problemas com autoconfiança, diz a pesquisa.

O estudo envolveu mais de 200 pessoas, que registraram suas impressões, detalhando os altos e baixos de amizades mantidas por elas, além de incluir casos ilustrativos de seus problemas com amigos.

Sinais de que uma amizade desandou:


A pessoa não liga mais em datas importantes, como aniversários, Natal, Ano-Novo, nascimento de filho ..

Ela responde a recados ou email de forma bem breve, quando responde..

Não pergunta mais detalhes da sua vida pessoal..

Quando você a encontra casualmente, ela dá um jeito de ir embora rápido..

Ela não compartilha mais detalhes pessoais, você é a última a saber que ela vai morar fora do Brasil, por exemplo..

Quando você quer combinar de sair, ela fala: "vamos combinar"..